Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Curso completo de como prepara uma boa homilia - texto 04



04 -Como melhorar a Pregação Sagrada

Falemos agora do pregador sagrado: catequista, diácono, sacerdote, bispo.

O que é que um pregador tem que fazer antes de pregar?
Em primeiro lugar, deve escutar a Palavra de Deus, pois é aí onde “toda a instrução cristã, e em lugar privilegiado a homilia, recebe da Palavra da Escritura alimento saudável e por ela dá frutos de santidade” (Concílio Vaticano II, Dei Verbum 24). Você pode seguir estes passos:
Pegue o texto bíblico e leia: tem que ser uma leitura na fé e a partir da fé: o pregador se aproxima do texto na fé da Igreja, num tempo litúrgico, num momento determinado da vida eclesial e no meio das tarefas pastorais da sua comunidade.
Também ajudará um mínimo trabalho de exegese dos textos: é o enfrentar-se cientificamente com o texto, para chegar até o sentido literal. O sentido literal (humano) consegue chegar ao que o autor sagrado quis expressar, no seu contexto histórico, seus destinatários e o gênero literário empregado. Para a exegese o pregador também pode se ajudar de comentários desse texto bíblico: Tal comentário não ser muito prolixo, nem deve se perder nos detalhes, mas aproximar-nos do contexto histórico e do sentido do texto. Mas não posso ficar só com isso.
O pregador tem que encontrar o significado mais profundo dos textos, o seu alcance espiritual. E isso se consegue através da própria meditação pessoal dos textos. “É dentro da letra, na profundidade do sentido literal, que deve buscar-se o sentido espiritual do texto sagrado” (Inácio de Potterie, “A interpretação da Sagrada Escritura”). Portanto, é necessário chegar no sentido espiritual (divino) do texto sagrado, no que Deus queria dar a conhecer com essas palavras do autor sagrado. Este é o sentido que mais nos interessa na pregação, e se consegue chegar a ele quando se lêem e se meditam esses textos bíblicos sob a influência do Espírito Santo no contexto do mistério pascal de Cristo e da vida nova que provém dele. Como pregador me interessa o sentido literal (exegese) em ordem ao sentido profundo espiritual para que seja alimento para os ouvintes. Dessa forma passa-se do “então” para o “hoje”. Isso é a pregação.
Por isso, ninguém mais que o pregador deve ser um ouvinte da Palavra de Deus tão pontual e disposto. A Palavra de Deus vai penetrar primeiro no pregador. Este conhecimento ruminante e sapiencial da Escritura é o que mais precisamos como pregadores, e o que mais nos dará luz e forças para o caminho, tanto para nós (para não ficar falando ideias pessoais ou cair na vaidade) como para os que nos escutam. Sem meditação, a pregação torna-se um produto da mesa de despacho, que deve ser derramado sobre o povo desde o púlpito. Na meditação se experimenta a força viva do texto. Somente quando o pregador se deixou interpelar pelo texto, pode convidar também a sua comunidade. Trata-se de fazer passar o sentido da página sagrada à própria vida e à vida dos fieis. A meditação é a ponte na qual se encontram a Palavra de Deus e o homem de hoje. Todo pregador deveria dizer o mesmo que São João: “O que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos… nós vos anunciamos” (1 Jo 1, 1-3). Dom Ángel Herrera dizia que “as homilias devem aquecer-se no Sacrário e na oração… a Palavra de Deus, seja qual for o tom, o lugar e o auditório, não pode ser servida fria” (A Palavra de Cristo, I, 67) .
Em suma, como dizia D. Bonhoeffer, o pregador deve encontrar-se com a Palavra de Deus: na mesa de estudo, preparando seriamente seu ministério com a ajuda dos oportunos subsídios e comentários; no reclinatório, orando a Palavra que vai pregar, de modo que não somente saiba falar “de” Deus, mas antes de mais nada fale “a” e “com” Deus na sua oração pessoal; e finalmente no púlpito, deixando que no momento mesmo do seu ministério ressoe nele mesmo, antes que nos seus irmãos, o que Deus nos comunica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.