Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

domingo, 17 de abril de 2016

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito



Percorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes[1] chegamos ao fim deste tempo e retornamos ao Tempo comum, ou seja, esta solenidade marca simbolicamente o inicio da Igreja missionária que guiada pelo Espírito Santo irá até os confins da terra levando a Palavra de Deus e anunciando o Reino do Pai.
Pelo grau de sua importância esta celebração deve ser precedida por uma vigília de prece, acolhendo o dia em que o mistério pascal atinge sua plenitude no dom do Espírito derramado sobre a Igreja nascente. A sua origem está no Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária, nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido, mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).  No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico, de acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, “como se soprasse um vento impetuoso”. “Línguas de fogo” pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.
  Por esta força (luz) a comunidade é revestida no Espírito de Deus para ser testemunha do ressuscitado, que a envia para anunciar a Boa notícia a todos os povos, línguas e nações, com esta solenidade somos convidados a acolher o dom total do Espírito para sermos restaurados para o exercício da vocação, para a capacidade do encontro, para o exercício do amor, da doação, da solidariedade e da misericórdia.  O papa Francisco em uma homilia recente[2] comentou que nos tempos passados a Igreja  vivia o drama da resistência ao Espírito “corações fechados, duros, tolos que resistem ao Espírito” .... e que supostamente justificavam essa resistência a fidelidade a letra da lei, hoje (continua o papa) a  Igreja propõe o oposto, “a Igreja ensina não resistir ao Espírito, mas ser dócil a Ele deixando-o agir e ir adiante para construir a Igreja; essa é a atitude do cristão”.
O Papa também propõe que supliquemos a ação da terceira pessoa da trindade com  a oração que o sacerdote Eli sugere ao jovem Samuel. “A oração para pedir esta docilidade ao Espírito Santo e com esta docilidade levar avante a Igreja, ser o instrumento do Espírito para que a Igreja possa prosseguir. ‘Fala, Senhor, que o teu servo escuta[3]. Rezemos assim, várias vezes por dia: quando temos uma dúvida, quando não sabemos ou quando simplesmente quisermos rezar. E com esta oração pedimos a graça da docilidade ao Espírito Santo”.
Celebremos bem esta solenidade e confiemo-nos a ação do Espírito para que Ele opere em nós (e por nós) a maravilhas divinas.

Sugestões para dinamizar a Celebração:

  • ·         Dar destaque ao círio pascal, fonte batismal, mesa da palavra e da eucaristia;
  • ·         Se possível em um local adequado colocar um candelabro de sete velas (Menorah);
  • ·         As pessoas que exercem funções e ministérios na comunidade podem compor a procissão de abertura;
  • ·         Durante a sequencia se for oportuno todos da assembléia podem acender velas no círio e manterem acesas até o final da proclamação do Evangelho;
  • ·         Após a homilia é bom fazer a bênção da água, em seguida a renovação das promessas batismais e por ultimo a asperssão.
  • ·         No rito final dar destaque ao envio para a missão, utilizando a bênção solene para pentecostes (IGMR pag.
  • ·         OBS: O círio Pascal ao final da celebração deve ser apagado e guardado indicando o final do tempo pascal. 


Por: Diac. Carlos Magno Ericeira



[1] do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa.
[2] Homilia na casa de Santa Marta em 14/04/16
[3] I Sm 3,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.