OS MOMENTOS DO OFICIO
A Tradição Da Igreja gerou um antigo costume de reservar vários momentos do dia para o louvor. O Ofício Divino sugere um roteiro de oficio de vigílias para os domingos e dias festivos (Ex. pag. 559 – 485 – 453 -504 para as festas do tempo comum) e para todos os dias, um roteiro para o ofício da manhã e outro para o oficio da tarde. No tempo pascal há dois roteiros específicos um para a quinta-feira a noite, outro para a sexta-feira – santa ao meio dia. Sendo um ofício de manhã e outro a tarde, se está diante do Senhor e a ele se dedica o dia que se inicia e a noite que chega.
OFICIO DE VIGÍLIA - Sabe-se que o primeiro tipo de oração das Igrejas cristãs foi a vigília. A vigília é como uma antecipação da festa no tempo mais próximo dela. Nos sábados e especialmente nas vésperas das festas maiores, somos convidados a nos reunir a noite para uma celebração festiva, sinal da expectativa do reino.
OFICIO DA MANHÃ - A natureza desperta com o sol no horizonte, a criatura humana acorda para o louvor a Deus por Cristo ressuscitado, sol da justiça que vem encher de luz nossas vidas e trazer forças nos trabalhos e lutas do dia.
OFICIO DA TARDE - Quando o sol se põe e a noite vai chegando a natureza adormece, acende-se em nós a chama de sentinelas, no brilho da luz que nunca se apaga. Oferece-se os trabalhos do dia e acolhe-se o repouso e lutas do reino.
Atenção: Na próxima nota estaremos conversando sobre a estrutura do ODC, fique atento, pois, nos encontraremos em breve.
Cordialmente
Carlos Ericeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.