Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

terça-feira, 12 de abril de 2011

25ª Semana de Liturgia

Não Perca este encontro! É a litúrgia em ação.



25ª Semana de Liturgia

03 a 07 de outubro de 2011

Tema: Liturgia e Juventude: uma proposta de formação mistagógica

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população jovem (15 a 29 anos) atingiria o contingente de 51 milhões de pessoas em 2010. É um tempo histórico, pois o maior número de jovens registrados nos estudos quantitativos.
Falar, pois de juventude exige atenção às diferentes maneiras de ser jovem e também às diversidades de experiências que estes/as jovens trazem na vida e nas relações. Os estudos atuais convidam a falar de juventudes e não mais de juventude, devido ao mosaico da grande diversidade juvenil que está sendo construído ao longo das últimas décadas. A vivência religiosa é um dos aspectos que compõe esse mosaico.

Os documentos do CELAM e da CNBB, sempre tem insistido numa atenção especial à juventude.

Em 2013 celebraremos o cinquentenário da Constituição Sacrosanctum Concilium (SC) sobre a Sagrada Liturgia, do Concílio Vaticano II, que desencadeou todo um processo de rejuvenescimento da Igreja mediante a reforma e o incremento da liturgia.

Neste ano de 2011 temos a alegria de celebrar a 25ª Semana de Liturgia, onde procuramos responder sempre aos objetivos e princípios da SC, especialmente no que tange à formação litúrgica e à vivência da liturgia.
Nota-se hoje uma intensa busca de espiritualidades, principalmente entre os jovens. A liturgia oferece um caminho próprio para uma espiritualidade cristã cada vez mais autêntica e sadia.

Objetivo
Capacitar os participantes da 25º semana de liturgia para a formação litúrgica com a juventude.

Objetivo específico:
Construir uma proposta metodológica de formação litúrgica com a juventude, a partir da realidade juvenil e de uma fundamentação teológico-litúrgica, no espírito do Concílio Vaticano II e das Conferências Episcopais Latino Americanas e Caribenhas.
Destinatários
Jovens que estão atuando com a pastoral litúrgica: nas comunidades, nas pastorais de juventudes e nos movimentos; pessoas que trabalham com jovens (dos Institutos e Centros de formação para jovens; formadores/as de casas de formação e seminários; das paróquias e comunidades); agentes da pastoral litúrgica em geral.

Duração
A Semana de Liturgia iniciará com o almoço do dia
03, ao meio-dia, e terminará no dia 07, ao meio-dia,
incluindo o almoço.
Pedimos que todos estejam do início ao fim da Semana.

Vagas
Estamos oferecendo 200 vagas.

Local da Semana
Centro de Pastoral Santa Fé
Via Anhanguera km 25,5 s/n
São Paulo /SP - 05276-000
Fones: (0XX11) 3916-6200 / 3911-0191
Email: pastoral@uol.com.br
www.santafeeventos.com.br

Um comentário:

  1. Mestre, nos ensine a rezar a liturgia das horas...
    Um abraço fraterno!
    George Castro

    ResponderExcluir

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.