Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DO 15º DOMINGO
TEMPO COMUM
(14/ 07/ 13)
 
I. RITOS INICIAIS
Refrão orante:
(Taizé)
Onde reina amor, fraterno amor !
Onde reina amor, Deus aí está!

Anim: Nesta Celebração da Palavra, somos convidados a responder: “Quem é o meu próximo?” Ele nos ensina que o próximo é qualquer um que necessite de nós, seja amigo ou inimigo, conhecido ou desconhecido. É qualquer irmão ou irmã que necessite de nossa ajuda e de nosso amor para se levantar. Ao descobrirmos nosso próximo estamos pondo em prática o maior de todos os mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.

Canto de Abertura
(Hino do XV CEN- Florianópolis-2006)
Ref: Vinde e vede, vinde!
Ele está no meio de nós !
Ele está no meio de nós!

1.Como a André e a João, que perguntaram:
Onde moras, Senhor, onde é que estás?
Recebemos da Igreja esta resposta:
Ele mora entre nós e tem a Paz!

2.Ele o Filho, ä Palavra se fez carne”
E assumiu nossa humana condição:
Nossa vida vivei e nossas lutas
E, agora, entre nós, se dão no pão!

3.“Tomai todos, comei, isto é o meu corpo,
É meu sangue, tomai, todos bebei””
Como eu fiz, aprendei: O amor se entrega
Vossa vida entregai, se o pão comeis!

4.Vive a Igreja da Santa Eucaristia,
Que é a fonte e meta da missão:
Fonte de onde ela haure sua força
E culminância da evangelização.

Antífona de entrada
Contemplarei, justificado, a vossa face;
e serei saciado
quando se manifestar a vossa glória

Saudação do Presidente
(Alegre e festiva)

Ato Penitencial
Presid: Antes de nos aproximar da Mesa da Palavra e da Mesa Eucarística, peçamos perdão pelas vezes que não nos aproximamos de nossos irmãos e irmãs.
(Momento de silêncio)

Anim: Senhor, que sois o único caminho que nos leva ao Pai, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Anim: Cristo, verdade que ilumina a todos, tende piedade de nós.
Todos: Cristo, tende piedade de nós.

Anim: Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Presid: Senhor, que és um Pai justo e misericordioso, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.

Hino do Glória
(Repartido entre homens e mulheres)
Presid: Glória a Deus nas alturas,
1- e paz na terra aos homens por Ele amados.
2- Senhor, Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso.
1- nós vos louvamos,
2- nós vos bendizemos,
1- nós vos adoramos,
2- nós vos glorificamos,
1- nós vos damos graças por vossa imensa glória.
2- Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.
1- Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.
2- Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
1- Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.
2- Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
1- Só vós sois o Santo,
2- só vós o Senhor.
1- só vós o Altíssimo, Jesus Cristo,
2- com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.
T- Amém.

Oração do dia
Anim: Rezemos para que Deus possa mostrar a sua luz e assim possamos ajudar nossos irmãos e irmãs.

Presid: Pai misericordioso, no mandamento do amor fraterno resumistes toda a vossa lei. Dai-nos um coração generoso e atento aos sofrimentos do nosso próximo, como fez o bom Samaritano.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém

II. LITURGIA DA PALAVRA
Anim: O outro sempre está ao meu lado, mas não será meu próximo se eu passar distante dele. Que a Palavra de Deus nos dê forças para descobrir sempre quem é o meu próximo.

Canto
Guarda a Palavra, guarda-a no coração:
Que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos!
Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus:
Se guardares a Palavra, ela te guardará!...

1ª Leitura: Dt 30, 10-14

Salmo Responsorial: Sl 68
Humildes, buscai a Deus e alegrai-vos,
o vosso coração reviverá!

2ª Leitura: Cl 1, 15-20

Aclamação ao Evangelho
Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida;
as palavras que dizeis bem que são de eterna vida!

Evangelho: Lc 10, 25-37

Homilia

Profissão de fé
Credo Niceno-constantinopolitano
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, 
c
riador do céu e da terra, 
de todas as coisas visíveis e invisíveis
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, 
Filho Unigênito de Deus, 
nascido do Pai antes de todos os séculos: 
Deus de Deus
luz da luz, 
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, 
gerado não criado, 
consubstancial ao Pai. 
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens,e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as escrituras;
e subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai e do Filho;
e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja
Uma, santa, católica e apostólica.
Professo um só batismo
para remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos;
e a vida do mundo que há de vir.
Amém.

Oração da Assembléia
Presid: Contemplamos o amor misericordioso do Pai que enviou Jesus como o Bom Samaritano para curar nossas feridas e nos conduzir nos caminhos da eternidade.

1. Senhor, que nosso Papa Francisco, nosso Bispo Vilson, sacerdotes e diáconos em comunhão com o Espírito Santo, guiem o povo com exemplos, palavras e ações. Peçamos:

Todos: Ouvi-nos, Senhor.

2. Senhor, que os governantes, possam exercer a função do bom samaritano, realizando uma política pública do bem estar e saúde para a sociedade. Peçamos:

3. Senhor, que nossa comunidade saiba reconhecer em nossos irmãos e irmãs, o nosso próximo, para que esteja sempre pronta para ajudá-los. Peçamos:

4. Senhor, que todos os doentes encontrem força e fé para superar suas dores. Peçamos:

5. Senhor, que a Semana Missionária, que acontece em preparação para a Jornada Mundial da Juventude possibilite, em especial aos jovens, conhecer de coração aberto a vivência cristã, podendo assim fazer de tua Igreja, uma Igreja cada vez mais viva. Peçamos:

(Outras intenções)

Presid: Deus de bondade, concedei-nos a força do vosso amor para que possamos manifestá-lo a cada momento ao nosso próximo. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém

Abraço da paz
Presid: (Motiva o abraço da paz na alegria do serviço prestado ao próximo)

III. AÇÃO DE GRAÇAS
Coleta Fraterna
Anim: A exemplo de Cristo, que se doou por nós, saibamos ter este mesmo gesto concreto de amor para cada um dos irmãos.

Canto
1. Um coração para amar,
Pra perdoar e sentir,
Para chorar e sorrir,
Ao me criar tu me deste.
Um coração pra sonhar,
Inquieto e sempre a bater,
Ansioso por entender
As coisas que tu disseste.

Refrão:
Eis o que eu venho te dar,
Eis o que eu ponho no altar.
Toma, Senhor, que ele é teu,
Meu coração não é meu.

2. Quero que o meu coração
Seja tão cheio de paz
Que não se sinta capaz
De sentir ódio ou rancor.
Quero que a minha oração
Possa me amadurecer,
Leve-me a compreender
As conseqüências do amor.

Da Palavra a Refeição

Presid: Vamos dar graças a Deus e repartir entre nós o pão consagrado, memória viva no Corpo do Senhor. Que esta comunhão firme nossa amizade com ele e nos dê a graça de renunciar a tudo que nos impede de abraçar com mais generosidade o caminho da cruz.
(entra o pão consagrado)

Oração de Ação de Graças

Presid.: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Presid.: Elevemos ao Senhor o nosso louvor.
Todos: É nossa alegria e salvação.
Presid.: Nos vos damos graças, ó Pai, por toda a vossa criação e por tudo o que fizestes no meio de nós, por meio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, que nos destes como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade.
Todos: Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Presid.: Como expressão de nosso louvor, colocamos aqui este sinal da nossa fé: a comunhão no Santíssimo Corpo do Senhor e nosso desejo de corresponder com mais fidelidade à missão que nos destes.
Todos: Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Presid.: Enviai sobre nós, aqui reunidos, o vosso Espírito e daí a esta terra que nos sustenta uma nova face. Que haja paz em nossas famílias e cresça em nossa comunidade a alegria de sermos vossos por Cristo nosso Senhor.
Todos: Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Presid.: Pela palavra do Evangelho de vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Tornai esta comunidade cada vez mais sinal da vossa bondade.

Canto de Louvação


Eu vou cantar um Bendito,
Um canto novo, um louvor.

1. Ao Pai, Criador do universo
Por Cristo, Verbo de Amor!

2. Ao Deus que fez o que diz,
E o mundo inteiro criou.

3. Por sua santa Palavra,
Mulher e homem plasmou.

4. Por seus profetas falando,
Se povo, sempre, alertou.

5. Por santas mãos escrevendo.
Dois Testamentos deixou.

6. A Boa Nova é o Verbo
Que entre nós acampou!

7. Das Escrituras bebendo,
Contente o povo em louvor.

Presid: Toda nossa louvação chegue a ti em nome de Jesus. Por quem rezamos com as palavras que Ele nos ensinou: Pai nosso que estais....
Presid: Deus nos quer de bem com ele, com os outros, conosco, com a vida, e nos alimenta de esperança mesmo no meio das dificuldades. Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.

Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

IV. RITO DA COMUNHÃO

Pai nosso

Fração do pão

Comunhão
Anim: Cristo é o centro de tudo o que existe no céu e na terra. Aproximemo-nos do altar para recebê-Lo em nosso coração.

Canto
1. Pelos pequenos que só sabem confiar
Pelos que sabem dizer sim e dizer não
Eu rendo graças que o meu Pai tudo sustém
E assim me pede para abrir meu coração

Refrão:
Tomai, comei! Tomai, bebei,
Meu corpo e meu sangue que vos dou.
O pão da vida sou eu mesmo em refeição
Pai de bondade, Deus de amor
E do universo sustentai os que se doam
Por um mundo irmão

2. Por todo aquele que na dor, no bem, no mal
Sempre consegue descobrir uma lição
Eu rendo graças ao meu pai, o deus da luz,
Que assim me pede para abrir meu coração.

3. Por todo aquele que ainda sabe agradecer
E por quem ama sem pensar em condição
Eu rendo graças ao meu Pai, o Deus do amor
Que assim me pede para abrir meu coração

4. Por minha vida, por meu povo, pelos meus
Eu rendo graças por meu Pai que estende as
mãos
Tudo sustenta e nos renova e dá vigor
E assim me pede para abrir meu coração

Momento de interiorização
(Silêncio)

Oração depois da comunhão
Presid.: Ó Deus, vossa Palavra foi nosso alimento nesta celebração. Dai-nos, portanto, esta graça: que cada celebração ajude a crescer em nós a força que faz ser santos aqueles que alimentais. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém

V. RITOS FINAIS
Avisos

Pedido de Bênção Final
Presid: Que o Senhor nos abençoe e nos torne cada vez mais próximos dos irmãos e irmãs necessitados.
Todos: Amém

Presid: (despede a todos)

Canto Final
1- Senhora de todos os caminhos,
Senhora da esperança.
Estrela que é luz pra caminhada!
Vem mostrar-nos, ó Mãe, a estrada!

Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe,
caminhaste rumo ao teu Senhor!
Vem olhar nosso caminho
pra que ninguém ande sozinho.

2- Maria, modelo dos chamados,
queremos dizer o SIM!
Contigo plantar o Reino novo.
Ó Maria, caminha com teu povo!




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.