Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Como preparar uma boa homilia - texto 05





     style="display:inline-block;width:728px;height:90px"
     data-ad-client="ca-pub-4410695987233104"
     data-ad-slot="4618470482">

05 - Como melhorar a Pregação Sagrada 
Vamos continuar a falar do que o pregador deve fazer:

Em segundo lugar, o pregador também tem que escutar a comunidade à qual vai pregar.
Toda pregação tem que ter em conta duas coisas: a mensagem bíblica e a situação dos ouvintes. Falemos agora dos ouvintes.

Importância dos ouvintes
Os ouvintes são o outro livro de Deus “no qual teremos que ler constantemente, com o mesmo amor, com a mesma humildade e com a mesma perseverança que ante a Escritura e os sacramentos”. O pregador deve ser um “contemplativo da rua”, capaz de assombrar-se, maravilhar-se, entristecer-se e sobretudo comungar com o que acontece ao seu redor. Nada lhe é estranho. Tem que abrir o seu coração para acolher, escutar e fazer seu o que vai acontecendo.
O ouvinte tem que sentir durante a nossa pregação de que trata-se de algo seu, que se dá uma resposta às suas interrogações, medos, expectativas e alegrias. Temos que conhecer o contexto habitual dos nossos ouvintes, seu modo de ser, seus problemas, seu trabalho e suas festas. Não é o mesmo um povo de uma região com seca que um povo com uma região onde abunda água, nem um povo do litoral que um povo da montanha. Não é o mesmo uma comunidade rural que uma comunidade urbana. Por isso, o pregador deve perguntar-se o que é que determina a vida dos seus ouvintes, onde tem colocado o seu coração. Uma pregação não só se sobressai pela sua profundidade teológica, mas também pela sua profundidade na situação. Os ouvintes são filhos da época e constituem uma parte da atualidade.
O pregador não pode fechar-se na sacristia ou no escritório paroquial. Precisa pisar nos espaços onde vivem as pessoas, para conhecê-la melhor. O conhecimento amigável, de simpatia e de bondade do pregador com o povo é fonte de uma mútua interação. O povo tem que encontrar no pregador um amigo, um irmão conhecido, e uma predisposição confiada e aberta, que propiciará para que esse povo receba com prazer a semente do Reino. Agora, isso não significa que o pregador fale a cada domingo de coisas negativas que viu na semana. João XXIII aconselhava o seguinte: “estar informado de tudo, ignorar muitas coisas e corrigir pouco”. Quem trata com muitas pessoas precisa de uma boa dose de paciência. Se reaje imediatamente com admoestações se transformará num crítico rabujento. É necessário ter um reto equilíbrio entre não deixar entrar na pregação as fofocas do dia a dia e chamar valentemente a atenção sobre as desordens da comunidade.
Será de muita ajuda para o pregador reunir-se de vez em quando para ter um diálogo com os colaboradores mais comprometidos da paróquia e fazer-lhes estas perguntas:

O que move as pessoas? 
Do que elas falam? 
O que se conta na comunidade paroquial? 
O que precisaria mudar? 
O que é desagradável para eles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.