Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

CURSO COMPLETO COMO PREPARAR UMA BOA HOMILIA - TEXTO 08






08 - As condições essenciais do pregador

Abordaremos a seguir as condições essenciais do pregador.

Ser pregador implica dois elementos, um objetivo e outro subjetivo. Expliquemos ambos.
Resultado de imagem para PREGADORPrimeiro, o elemento objetivo, que se baseia na missão. 
O ministério da pregação não se baseia, em última instância, nem na ciência teológica, nem na comunidade e na sua aprovação, como tampouco na fé pessoal do pregador ou na sua capacidade de pregar. A pregação se fundamenta primariamente na missão e na vocação da Igreja, e, secundariamente, no carisma do pregador.
Segundo, o elemento subjetivo: a competência do pregador. 
O pregador é um mediador. Entendemos por competência o conjunto de capacidades que são de se desejar naquele que desempenhará a tarefa da pregação[1].
Quais são essas capacidades e competências?
Primeiro, a competência jurídica. O pano de fundo deste conceito é a organização social, o sistema social de distribuição do trabalho, em que há diferentes papéis e correspondentes incumbências a ser respeitadas. O pregador sagrado tem a competência jurídica, um cargo pastoral, uma missão canônica, uma nomeação como representante da Igreja.
Segundo, a competência profissional. Competência significa, aqui, o conhecimento de certa ciência ou matéria, a especialização ou aptidão no tema a ser desenvolvido. O pregador sagrado deve ter esta competência profissional, deve conhecer a tradição cristã e, a partir da interpretação da Sagrada Escritura, saber iluminar as situações humanas.
Terceiro, a competência comunicativa. Pressupõe uma competência pessoal. Significa que o pregador tem que estar repleto de Deus para transmiti-lo ao povo cristão. Quem mais pleno estiver de Deus, mais o comunicará.
Depois de ver as condições do pregador, vejamos agora as dimensões da formação homilética no pregador.
Primeiro, a dimensão intelectual. “O fundamento da eloquência”, afirma o célebre orador romano Cícero, como o de qualquer outra cosa, “é a sabedoria”. O que o orador latino chama de “sabedoria” é o que nós poderíamos chamar de “bom senso”. O estudo proporciona ao pregador os conhecimentos necessários e o familiariza com o estado atual da pesquisa teológica. É o que chamamos de competência profissional: conhecimento da tradição da Igreja, da Sagrada Escritura, da teologia, do mundo de hoje, etc.
Segundo, a dimensão pastoral. Trata-se de conquistar segurança nos objetivos para com as pessoas confiadas a mim.
Terceiro, a dimensão humana. A pregação é pregação para pessoas. Portanto, o pregador tem que se preparar para esta comunicação com os outros. Será de grande ajuda manter sempre a proximidade com as pessoas, com simplicidade e humildade, e dialogar com elas com franqueza e respeito.
Quarto, a dimensão espiritual. Esta é a dimensão que dá profundidade às outras. A dimensão espiritual implica ver tudo com os olhos de Deus e dar respostas a partir de Deus para todas as situações e problemas pessoais e comunitários.

[1]  São Tomás recopila as várias imagens com que a Escritura designa o pregador: “O apóstolo denomina com diversos nomes o ofício do pregador, posto que o chama, em primeiro lugar, de soldado, pois ele defende a Igreja contra os inimigos; em segundo lugar, vinhateiro, já que poda os sarmentos supérfluos; também pastor, pois apascenta os súditos com o bom exemplo; boi, porque em tudo deve proceder com gravidade; arador, posto que tem de abrir os corações à fé e à penitência; (…) arquiteto do templo, dado que há de construir e reparar o edifício da Igreja; e, finalmente, ministro do altar, pois há de desempenhar um ofício grato a Deus” (In I ad Cor., c. 9, leit. 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.