Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CURSO COMPLETO PARA DAR UMA BOA HOMILIA - TEXTO 01



TEXTO 01 
Como melhorar a Pregação Sagrada
Com a intenção de colaborar na Pregação Sagrada começamos hoje uma nova coluna dirigida especialmente, mas não somente, aos sacerdotes: “Como melhorar a pregação Sagrada / Coluna do Pe. Antonio Rivero, L.C., professor de Teologia e oratória no seminário Interdiocesano Mater Ecclesiae de São Paulo”.
P adre Antonio Rivero nasceu em Ávila (Espanha) em 1956. Possui Mestrado em Humanidades Clássicas, Mestrado em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Mestre e Doutor em Teologia, pelo Ateneu Regina Apostolorum, também em Roma. Publicou cinco livros e gravou mais de 200 CDs de formação. Ministra conferências nos Estados Unidos e em Latino América sobre pastoral familiar, formação católica e juventude e oferece cursos de formação para religiosas e sacerdotes.
***
Agradeço a Zenit a oportunidade de colaborar com um grão de areia na formação sacerdotal neste campo da Pregação Sagrada, tão importante hoje em dia.
Hoje começamos essa coluna que com alegria e prazer quero compartilhar com vocês, fruto da minha formação, primeiro como professor de oratória por mais de 30 anos, e depois, com a experiência que Deus me deu desses 26 anos como sacerdote, caminhando por este mundo de Deus pregando, levando e explicando a Palavra de Deus. Todo ano eu tenho a graça de pregar para o mundo latino dos Estados Unidos. Também Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru e Brasil, puderam escutar a minha voz.
E para ser mais clara a apresentação desta coluna de Zenit sobre a Pregação, deixo-lhes hoje alguns pontos para que fiquem no grande tesouro da memória:
1. Toda a nossa vida como sacerdotes será pregar.
2. Existem várias formas de pregação: a oração, o sacrifício, o testemunho pessoal, o ministério dos sacramentos e o ministério propriamente da pregação sagrada, tão importante hoje.
3. A pregação sagrada ou oratória sagrada não é uma técnica para vender nossa “mercadoria” de Deus. Isso seria uma espécie de profanação da Palavra de Deus. Assim fazem algumas seitas protestantes que se preparam nos aspectos psicológicos da oratória para ganhar seguidores e dinheiro. Isso não deve acontecer conosco, ministros e pregadores dos Mistérios de Deus.
4. Ninguém quer ter um auditório dormido, bocejando, chateado… na hora da pregação. Queremos um auditório que desfrute e esteja bem disposto para a nossa pregação. A fé vem pelo ouvido, nos diz são Paulo em Romanos 10, 17. Para isso, é necessário saber pregar bem. Não somente pregar. É necessário pregar bem, porque nem sempre teremos diante pessoas que nos suportem por caridade, nos aguentem e não nos falem nada sobre a nossa pregação.
5. Ofereço-lhes esta coluna de Pregação Sagrada, como fruto da minha experiência de pregador, durante meus 26 anos de ministério sacerdotal. Doze desses anos, preguei diariamente na paróquia de Buenos Aires; além do mais dei inúmeras palestras, tríduos, retiros e exercícios espirituais que oferecia a homens e mulheres.
6. Estas são dicas que me ajudaram. Esperemos que também possam ajudá-los, queridos sacerdotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.