Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Começa o “Jubileu do Concílio Vaticano II” em Dakar

Promovido pelo Pontifício Conselho para a Cultura e pelo Secam, o evento se concentrará no diálogo inter-religioso e nos desafios contemporâneos
WIKIMEDIA COMMONSIntelectuais e religiosos africanos se encontram em Dakar, Senegal, de 26 a 28 de janeiro, para celebrar o “Jubileu do Concílio Vaticano II”, 50 anos após a sua conclusão, em 1965. O evento será aberto pelo cardeal Theodore Adrien Sarr, arcebispo emérito de Dakar, e pelo secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Mons. Barthélémy Adoukounou, e se concentrará no diálogo inter-religioso e nos desafios contemporâneos.
O congresso é promovido pelo Pontifício Conselho para a Cultura e pelo Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (Secam), pela Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (Cerao) e pela Comunidade africana da cultura do Senegal (Cacsen). “Os organizadores – informa a agência APIC – pretendem reunir especialistas, cardeais, bispos, sacerdotes e leigos, intelectuais e teólogos de todas as religiões, provenientes de onze países africanos, incluindo a Costa do Marfim e Benin”.
Durante os trabalhos, se refletirá sobre Alioune Diop, intelectual senegalês que viveu de 1910 a 1980, e teve um papel importante na emancipação das culturas africanas, tanto que, em 1947, fundou a revista “Presença africana”, existente ainda hoje. Não apenas isso: Ao anúncio da abertura do Concílio Vaticano II feita pelo Papa São João XXIII, Diop tomou a iniciativa de consultar entre todos os intelectuais africanos, leigos e sacerdotes, para elaborar as principais considerações a serem apresentadas ao Concílio como contribuição do gênio Africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.