Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA (I)

O Blog CMliturgo (diac. Carlos Ericeira), visando um maior aprofundamento e conhecimentos dos documentos da Igreja, traz aos irmãos um trabalho desenvolvido pela Arquidiocese de Campinas.  Colabore fazendo a transmissão deste conhecimento, promova encontros de estudo, acompanhe o cronograma das atividades do blog e a edição das próximas Fichas de Estudos do DOC. 104 da CNBB 
Estou aguardando o seu comentário!

FICHA DE ESTUDO I


COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA (I)

Perspectiva Bíblica

O texto de Estudos da CNBB, nº 104, “Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia”, apresentado em quatro capítulos, tem a finalidade de promover a reflexão sobre a renovação das paróquias, diante das mudanças que estamos vivendo, para que elas se tornem uma Igreja em permanente estado de Missão. Espera-se, por meio dele, que as dioceses apresentem sugestões complementares, que posteriormente serão avaliadas pelos bispos e encaminhadas para a votação final na Assembleia da CNBB, em 2014, quando então deverá se transformar em um documento norteador para as paróquias.

Nesta Ficha será desenvolvido o Capítulo 1: Perspectiva Bíblica, que destaca a importância da Palavra de Deus na vida da comunidade e na vida do discípulo missionário. A Constituição Dogmática Constituição Dogmática Dei Verbum e a Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Domini ressaltam que a Palavra de Deus ilumina, na comunidade, a realidade que o discípulo é chamado a transformar, para que a paróquia seja de fato presença viva de Jesus Cristo em meio às pessoas, às famílias e à sociedade. Eis alguns elementos bíblicos que iluminam os desafios de transformar a paróquia em verdadeira escola de comunhão, em “comunidade de comunidades”:

1- Recuperar a comunidade. Segundo o texto, não é de hoje que a tendência ao isolamento atinge as pessoas, as famílias e a comunidade, que muitas vezes se fecham à realidade e aos apelos para uma vida em sociedade. No seu tempo, Jesus ensinou que a comunidade deveria ser exemplo da bondade, do amor e da misericórdia, como expressão da grande família dos filhos de Deus, principalmente às pequenas famílias e às pessoas sozinhas e indefesas. Para Jesus, a comunidade é um dos muitos sinais do Reino de Deus em meio a uma sociedade egoísta e fechada. Ainda hoje, em tempos de forte apelo ao individualismo, ao hedonismo e ao materialismo, onde as pessoas vivem no anonimato, a paróquia é chamada a recuperar seu sentido de comunidade, como lugar de acolhida a todos os que a procuram, incentivando o diálogo, o contato humano e à fraternidade.

2- A nova experiência de Deus: o Abbá. Jesus testemunhava uma grande intimidade com o Pai (Jo 14,9) pela oração, nas reuniões na sinagoga, pelo seu jeito de ser e de viver, de acolher as pessoas e de revelar o seu amor. Era o retrato vivo de Deus, o portador da Boa Nova para todos os seres humanos, sobretudo para os pobres, e é esta experiência que a paróquia deve propiciar ao povo.

3- A missão do Messias, como servo de Deus, “que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos” (Mc 10,45). Jesus revela-se como o Messias que realiza as esperanças dos pobres, fazendo justiça aos oprimidos, dando pão aos famintos, libertando os prisioneiros, abrindo os olhos dos cegos, endireitando os curvados, acolhendo os justos e os pecadores, protegendo os estrangeiros, sustentando o órfão e a viúva, e permanecendo fiel à missão de servo. Da mesma forma a comunidade paroquial deve ser servidora do povo. Esta é a sua vocação!

4- A novidade do Reino. Da relação entre Cristo e os seus discípulos surge uma nova proposta de vida, que precisa ser acolhida pela humanidade. No relacionamento entre homem e mulher, o máximo de igualdade (Mt 19,7-12); entre os discípulos, o máximo de partilha (Mc 10,28); com os pequenos e excluídos, o máximo de acolhida (Mc 9,41-50); com os bens materiais, o máximo de abnegação (Mc 10,17); com relação ao poder, o exercício do serviço (Lc 22,25-26); com relação ao perdão, a comunidade situa-se como o lugar de perdão e de reconciliação e não de mútua condenação. Eis a prática social que se espera de cada discípulo e da comunidade inteira.

5- Um novo estilo de vida comunitária. O Reino implica em uma nova maneira de viver e de conviver, por isso, Jesus deu quatro recomendações para a vida comunitária: hospitalidade (Lc 9,4; 10,5-6), partilha (Lc 10,7), comunhão (Lc 10,8) e acolhida (Mt 10,8). Atendidas estas recomendações, pode-se proclamar que “O Reino Chegou!” (Mc 6,7,13). Estes são os sinais que indicam o quanto a comunidade paroquial é sinal do Reino.

6- O novo modo de ser pastor. Jesus vai ao encontro das pessoas onde elas estão e propõe um caminho de vida (Mt 11,28); não exclui ninguém; supera as barreiras de sexo, religião, etnia e de classe; não se fecha dentro de sua própria cultura; reconhece as coisas boas que existem em todas as pessoas, por isso, se apresenta como o Bom Pastor (Jo 10,11). Ele é o modelo de pastoral para toda paróquia e comunidade: acolhe, ensina, cuida, guia, promove a comunhão na fé, na esperança e no amor, e se aproxima também dos irmãos de outras tradições.

7- O ensinamento novo. Jesus ensinava de forma simples e direta, com palavras voltadas ao cotidiano das pessoas, fazendo-as participarem da descoberta da verdade. Sua vida era o testemunho do que ensinava, por isso, o povo percebeu „um ensinamento novo, e com autoridade‟ (Mc 1,27). O testemunho deve ser a primeira ação da Evangelização nas paróquias.

8- A nova Páscoa. Na Páscoa de Jesus, a morte foi vencida. A nova comunidade, reunida pelo Ressuscitado, é a expressão e o anúncio de uma nova e eterna aliança selada na nova Páscoa. Ela promove o perdão dos pecados para reconciliar o mundo com Cristo e expandir a mensagem da Boa Nova a toda humanidade. “Todo aquele que nele crer não morrerá, mas terá a vida eterna” (Jo 10, 3,36). Toda paróquia deve ser geradora de vida humana, vida de fé e esperança.

9- Pentecostes: o novo Povo de Deus. O poder do Espírito Santo, recebido no dia de Pentecostes (At 2), que realiza nos corações a condição para que alguém se torne seguidor de Jesus Cristo, concede diversos carismas que acompanham o verdadeiro anúncio evangélico, e guia as decisões da Igreja para ser uma comunidade evangelizadora. Na paróquia todos são responsáveis: padres e leigos têm a mesma importância; sobretudo quando aceita a colaboração de cada um, de modo a dar oportunidade para todos.

10- A nova comunidade cristã. A inspiração para toda comunidade cristã parte de quatro colunas básicas: a) Perseverança em ouvir o ensinamento dos apóstolos (1Ts 2,13); b) A Comunhão fraterna (Gl 3,28; Cl 3,11; 1Cor 12,13), c) A fração do pão (Eucaristia) (Lc 24,30-35); d) As orações (At 5,12b). São esses gestos que tornam a comunidade cada vez mais apaixonada pelo Deus de Jesus Cristo e pela sua proposta de vida.

11- A missão. Os discípulos de Jesus são reconhecidos por viverem em comunhão (Jo 13,34), tornando-se testemunhas pascais que recebem o mandato missionário para realizar pregações, curas e formar comunidades. A mística desta comunhão deve ser o grande ideal de uma paróquia.

12- A nova esperança: a comunidade eterna. A esperança no Reino de Deus, anunciado por Cristo, desperta nos cristãos o compromisso de trabalhar por um mundo melhor e esperar a plena realização dos novos céus e da nova terra (2Pd 3,13), onde Deus será tudo em todos. Cada comunidade cristã deve ser testemunha e anunciadora desta realidade futura, atualizando, através dos séculos, a mensagem de esperança de Cristo. Eis o agir em comunidade!
Para criar a convicção e uma cultura de Comunidade de Comunidades é preciso que surja uma nova forma da paróquia ser e de se organizar. Ela deve expressar a comunhão de pequenos grupos e comunidades que buscam a fidelidade ao projeto de Jesus através da atualidade da Palavra de Deus e da adesão ao Reino, ao mundo novo, ao novo estado de coisas, à nova maneira de ser, de viver, de estar junto com os outros, que o Evangelho inaugura. Para esta renovação, a Igreja precisa cuidar do amadurecimento da fé de seus membros, principalmente através da formação bíblica, que deve ser permanente. É a formação que fortalece a fé e a vida comunitária, para que ela seja sinal e instrumento do Reino, afinal, evangelizar é também uma tarefa comunitária.


Para Refletir:
11)    Qual a importância da Palavra de Deus na vida do Discípulos Missionário e na Missão?

22)    Você considera que a formação cristã oferecida pela Paróquia/Comunidade deve ser mantida como está? Por quê?


33)    O que se pode propor como novidade ou aprimoramento para transformar a paróquia numa verdadeira escola de comunhão: Comunidade de Comunidades?




 FONTE: avf@arquidiocesecampinas.com  - O texto das fichas de estudo está publicado no site: Ambiente Virtual de Formação: Igreja em Rede http://www.ambientevirtual.org.br/fichas-de-estudo/comunidade-de-comunidades-uma-nova-paroquia-i-perspectiva-biblica onde você poderá fazer o download em PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.