Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

liturgia Diaria


Leituras Relacionadas ao dia 17/08/2011 - CNBB
Verde. 4ª-feira da 20ª Semana Tempo Comum



1ª Leitura - Jz 9,6-15 Dissestes: é um rei que deve reinar sobre nós, quando o Senhor vosso Deus é o vosso rei.
Leitura do Livro dos Juízes 9,6-15
Naquele tempo:
6Todos os habitantes de Siquém
e os de Bet-Melo
se reuniram junto a um carvalho que havia em Siquém
e proclamaram rei a Abimelec.
7Informado disso,
Joatão foi postar-se no cume do monte Garizim
e se pôs a gritar em alta voz, dizendo:
"Ouvi-me, moradores de Siquém,
e que Deus vos ouça.
8Certa vez, as árvores resolveram ungir um rei
para reinar sobre elas,
e disseram à oliveira: "Reina sobre nós`.
9Mas ela respondeu:
"Iria eu renunciar ao meu azeite,
com que se honram os deuses e os homens,
para me balançar acima das árvores?"
10Então as árvores disseram à figueira:
"Vem e reina sobre nós".
11E ela lhes respondeu:
"Iria eu renunciar à minha doçura
e aos saborosos frutos, "
12As árvores disseram então à videira:
"Vem e reina sobre nós".
13E ela lhes respondeu:
"Iria eu renunciar ao meu vinho,
que alegra os deuses e os homens,
para me balançar acima das outras árvores?"
14Por fim, todas as árvores disseram ao espinheiro:
"Vem tu reinar sobre nós".
15O espinheiro respondeu-lhes:
"Se deveras me constituís vosso rei,
vinde e repousai à minha sombra;
mas se não o quereis, saia fogo do espinheiro
e devore os cedros do Líbano!".
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 20,2-3. 4-5. 6-7 (R. 2a) R. Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

2Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; *
quanto exulta de alegria em vosso auxílio!
3O que sonhou seu coração, lhe concedestes; *
não recusastes os pedidos de seus lábios.R.
4Com bênção generosa o preparastes; *
de ouro puro coroastes sua fronte.
5A vida ele pediu e vós lhe destes, *
longos dias, vida longa pelos séculos.R.
6É grande a sua glória em vosso auxílio; *
de esplendor e majestade o revestistes.
7Transformastes o seu nome numa bênção, *
e o cobristes de alegria em vossa face.R.

Evangelho - Mt 20,1-16a Estás com inveja porque eu estou sendo bom?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 20,1-16a
Naquele tempo:
Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
1"O Reino dos Céus é como a história do patrão
que saiu de madrugada
para contratar trabalhadores para a sua vinha.
2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por
dia, e os mandou para a vinha.
3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo,
viu outros que estavam na praça, desocupados,
4e lhes disse: "Ide também vós para a minha vinha!
E eu vos pagarei o que for justo".
5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia
e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa.
6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde,
encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse:
`Por que estais aí o dia inteiro desocupados?"
7Eles responderam:
`Porque ninguém nos contratou".
O patrão lhes disse:
`Ide vós também para a minha vinha".
8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador:
`Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos,
começando pelos últimos até os primeiros!"
9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde
e cada um recebeu uma moeda de prata.
10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro,
e pensavam que iam receber mais.
Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata.
11Ao receberem o pagamento,
começaram a resmungar contra o patrão:
12`Estes últimos trabalharam uma hora só,
e tu os igualaste a nós,
que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro".
13Então o patrão disse a um deles:
`Amigo, eu não fui injusto contigo.
Não combinamos uma moeda de prata?
14Toma o que é teu e volta para casa!
Eu quero dar a este que foi contratado por último
o mesmo que dei a ti.
15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero
com aquilo que me pertence?
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?"
16aAssim, os últimos serão os primeiros,
e os primeiros serão os últimos."
Palavra da Salvação.

Reflexão - Mt 20, 1-16 Nós estamos acostumados com a forma de justiça que foi estabelecida pelos homens e, por causa disso, encontramos dificuldades para compreender a justiça divina, principalmente porque os principais critérios da justiça dos homens são a diferença entre as pessoas e a troca entre os valores enquanto que os principais critérios da justiça divina são a igualdade entre as pessoas e a gratuidade dos valores. Isso nos mostra que a lógica divina é totalmente diferente da lógica dos homens e que nós vivemos reivindicado valores que, na verdade, são valores humanos e que não nos conduzem a Deus.Também nos mostra o quanto todos nós somos comprometidos com os valores humanos e deixamos de lado os valores do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.