Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nota Litúrgica 05 - ODC Ofício Divino das Comunidades

Símbolos e ministérios
Sabemos o quanto o espaço bem arrumado e harmonioso é decisivo para o bom êxito de uma celebração. O espaço de celebração das CEB´s é símbolo da sua identidade profética, expressão de uma Igreja povo de Deus, pobre e servidora do reino. Queremos cuidar para que nossos espaços sejam bonitos, ao mesmo tempo simples, refletindo a cultura local, bem coerente com a sua finalidade de abrigar uma assembléia de irmãos e irmãs para fazer memória da páscoa do Senhor.
Faz parte do espaço:  * A mesa para a santa ceia;
                                    * A estante da Palavra;
                                    * O suporte para a vela (menorá);  
                                     * A cruz,
                                     * Toalhas e
                                     * O lugar da assembléia (de preferência em círculo).
                A mesa permanece no local, em todas as celebrações e não só quando há eucaristia. É um sinal permanente da entrega do Senhor.
Símbolos importantes no Ofício :
          # o sol que nasce e se põe;
          # o acendimento das velas especialmente no ofício de vigília do domingo e das festas;
          # a reunião da assembléia;
          # elementos cósmicos...

Sobre os gestos :
Todos participam de pé: durante a abertura, o hino, o cântico evangélico, as preces, o Pai-nosso e a oração conclusiva (IGLH, n. 263).
Todos participam sentados da proclamação das leituras (exceto o Evangelho), dos salmos e demais cânticos com suas antífonas (IGLH, nn. 264-265).
Faz-se o sinal da cruz sobre os lábios no verso da abertura da manhã Estes lábios meus vem abrir Senhor...
O sinal da cruz sobre o corpo, acompanha o verso da abertura da tarde Vem, ó Deus da vida... e o início dos cânticos evangélicos.
Ministérios no Ofício
Três pessoas conduzem o ofício:
O Dirigente ou coordenação (uma ou mais pessoas) Quem coordena dá início ao ofício com o verso introdutório; introduz a recordação da vida; introduz as preces (cf. IGLH n. 190) convida à meditação, ao Pai-nosso (oração do Senhor); profere a oração conclusiva, a bênção e a saudação (cf. IGLH n. 256) e indica em cada caso a página do livro, quando for o caso.

O Leitor -  Cabe aos leitor proclamar a leitura bíblica e fazer as preces. Quem desempenha o ofício de leitor, proclamará em pé, do lugar apropriado, as leituras longas ou breves (IGLH,n. 259).

e O Cantor (uma ou mais pessoas) Cabe aos cantores entoar os refrões a abertura, o hino, o salmo e o cântico evangélico (cf. IGLH n. 260)
Outros serviços: acender o círio no início; entrar com o estandarte, apresentar os fatos na recordação da vida, etc.   

Caríssimo irmão em Cristo, com esta nota finalisamos nossas reflexões sobre  o tema ODC. Em breve iniciaremos as reflexões sobre outro tema e este será escolhido por você para isso basta responder e nossa enquete.  
Estou aguardando sua resposta e sugestão.
Paz e Bem!
Assina:  Carlos Ericeira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.