Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Formação Litúrgica sobre a Leitura Orante da Bíblia

O Programa de Formação Permanente de Litúrgia que estamos desenvolvendo com os agentes pastorais na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Centro de São Luis/MA) só tem apresentados resultados positivos.

Esta formação permanente na área de liturgia teve inicio em novembro de 2010 e vem ajudando no crescimento de uma vivência mais plena e consciênte no mistério celebrado, já desenvolvemos vários temas (módulos) - Liturgia visão geral, Missa parte por parte, Ano litúrgico, Os Salmos - nesta segunda (22/08/11) encerramos mais um módulo que tratava do assunto Léctio Divina (Leitura Orante da Bíblia) e no dia 16/09/11 iremos iniciar os estudos da Celebração da Palavra conforme nos instrui o doc. 52 da CNBB.

A Experiência deixou suas marcas, resultado do caminho percorrido pelos 4 degraus que propõe o roteiro

1º degrau - A Leitura
Ler o texto, repetindo a leitura quantas vezes for preciso, até que se sinta 'tocado', pelo Senhor, até criar uma maior familiaridade. Pronunciar bem as palavras. Entrar em contato com o texto utilizando-se de muita atenção, respeito, escuta... Sugerimos que essa leitura também seja criteriosa, evitando e até excluindo uma leitura fundamentalista. É preciso ver o texto dentro do seu contexto e origem, toma-se o Texto Sagrado, A Sagrada Escritura de preferência e faz-se a leitura lenta e cuidadosa do texto, não tanto com o objetivo de fazer uma exegese bíblica, mas sim o de 'escutar' o que Deus fala ao leitor.


2º degrau - A Meditação
Esse passo é um convite para que atualizemos o texto e consigamos trazê-lo para dentro do horizonte da nossa vida e realidade. A meditação é um ótimo espaço para que se medite e reflita o que há de semelhante e diferente entre a situação do texto com o hoje. rumina-se a Palavra, busca-se perceber o que é que Deus fala àquele(a) que lê. Não é mais uma leitura, mas uma 'escuta' da Palavra. "Fala, Senhor, teu servo escuta!" Depois, é importante resumir tudo o que foi ruminado numa frase. Essa frase o ajudará a recordar durante o dia o que foi meditado. É um prolongamento da meditação. Aos poucos vai havendo uma relação do que foi meditado com a vida de quem está meditando.


3º degrau - A oração
Praticamente a oração está presente em todas as etapas. É importante que haja uma transparência no ato da oração e que o orante seja realista. Ele pode usar o momento tanto para louvor, ação de graças, súplica, pedido de perdão, rezar algum salmo, recitar preces já existentes. É importante que esse momento possa ajudá-lo na reflexão da frase escolhida. Responde-se a Deus que antes falou. De acordo com o contexto, com a história pessoal de cada um naquele momento, deixa-se o coração derramar-se diante do Senhor. Se antes se escutou, agora responde-se a Deus. Pode ser uma súplica, ação de graças, petição, o que o coração mandar, enfim. É um diálogo com Deus e uma relação entre dois seres que se amam. A alma e Deus!


4º degrau - A Contemplação
depois de ler, meditar e orar o texto bíblico e sua realidade chegou a hora de contemplar todo esse percorrido, já não há mais necessidade de palavras. O orante/leitor tomou contato com o texto escrito, ou até diante da Natureza, de um fato da vida; leu, ou melhor, 'escutou' a Voz que fala em seu coração. “A contemplação nos ajuda a entender que Deus está presente na realidade". Pela contemplação é possível perceber a presença de Deus. E com isso somos convidados ao compromisso com a realidade respondendo a essa Palavra, escrita ou não. No último estágio, na Contemplação, cala-se, adora, entrega-se numa adoração muda e silenciosa. A Oração centrante é uma modalidade de oração contemplativa que se enquadra nesse quarto estágio da Lectio Divina.













Finalizamos este encontro, alimentados pela palavra e com uma gostosa partilha de alimentos (Pão, sucos, tortas e bolos). Para demonstrar um dos reflexos que a presença do Espírito Divino traz para a vida em comunidade, torando-a sempre muito frutuosa e feliz, tanto na partilhas de seus bens ("Eles tinham tudo em comum") como na frutificação de seus dons.

A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho (Salmo 119.105)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.