Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Formação liturgica: Domingo, páscoa semanal dos cristãos


Domingo, páscoa semanal dos cristãos
A CNBB - rede celebra - revista de liturgia  no programa de Formação Litúrgica em Mutirão, editou este artigo de autoria do escritor e liturgista
Frei José Ariovaldo da Silva, OFM:
Apresentamos este artigo no programa da TV Nazaré exibido no dia 12/02/2012.

O "primeiro dia da semana" tornou-se dia do Senhor (domingo). Portanto, agora é do Senhor este dia! E quando dizemos do Senhor, falamos do Cristo ressuscitado, vivo. Isto significa: Este é o dia especial, "primordial", no dizer do Concílio Vaticano II (cf. SC 106), em que as comunidades cristãs, reunidas em assembleia, fazem esta experiência: O Senhor Jesus Cristo está vivo em nós e nós temos vida em sua vitória sobre a morte. Este é o dia semanal da Páscoa, ou seja, dia em que a Páscoa do Senhor e nossa é experimentada como bem viva, presente, aqui e agora. Como diz São Jerônimo (+ 419), cheio de entusiasmo: "O domingo é o dia da ressurreição, o dia dos cristãos; é o nosso dia".

Por isso que em algumas línguas esse dia até recebeu o nome, não de "domingo", mas de "dia da ressurreição". Por exemplo, entre os gregos bizantinos, o domingo é chamado de "anastasimós". Na lingua russa, por influência da cultura religiosa bizantina, é chamado de "vosskresenije". São nomes que significam a mesma coisa: "ressurreição", "dia da ressurreição". O domingo é o dia semanal da Páscoa.

Quando os discípulos e discípulas de Jesus, no primeiro dia da semana, perceberam que Jesus está vivo, encheram-se deintenso júbilo: Não estava tudo perdido, não! Muito pelo contrário: Agora é que começa o tempo bom, o tempo novo, o dia novo e eterno. Estamos salvos, para sempre. O futuro é garantido e certo. Na Páscoa de Cristo passamos da situação de frustração e de morte para uma situação de vitória certa e de vida. Esta é a grande riqueza deste dia, dia do Senhor, dia dos cristãos, dia das comunidades cristãs, dia de toda a criação renovada.

Verdadeiro "sacramento da Páscoa", este dia nos faz reviver, toda semana, a mesma experiência dos primeiros discípulos e discípulas: O Senhor está vivo nas lutas e vitórias da gente, e as lutas e vitórias da gente ganharam sentido na luta e vitória definitiva de Cristo. Neste dia, como aos apóstolos reunidos no cenáculo, ele aparece a nós reunidos em assembléia litúrgica e nos diz: "A paz esteja com vocês" (cf. Lc 24,36; Jo 20,19). Em outras palavras: 
Fiquem tranqüilos, não fiquem tristes, não se desesperem. Estou vivo, sou eu! Sintam-se comigo também vencedores...

Como celebramos este "sacramento" semanal da Páscoa, que chamamos domingo? Pela Eucaristia, pois nela celebramos precisamente a memória daquilo é a essência mesma do dia do Senhor: Páscoa!... "Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa ressurreição...", dizemos nós na oração eucarística.

O domingo é também o dia da escuta da Palavra. Pois foi nesse dia que o Senhor ressuscitado abriu o sentido das Escrituras aos dois discípulos de Emaús (cf. Lc 24,25-27). É neste dia que Jesus continua a nos falar mediante a Palavra proclamada nas assembléias dominicais.

Neste dia os cristãos celebram a sua páscoa semanal, também pelo repouso. Pois, pelo repouso dominical, que renova nossas energias, celebramos (evocamos, simbolizamos) o repouso total que a Páscoa de Cristo nos garantiu a partir deste dia.

Celebramos este dia como um dia de festa, por ser o dia mais bonito da semana: Páscoa semanal dos cristãos, dia do Sol verdadeiro, dia da eternidade, dia do Espírito Santo que reúne e anima nossas assembléias, dia do Evangelho e da evangelização, dia da solidariedade pela visita aos doentes e participação em mutirões, dia da própria natureza em festa recebendo nossa visita. O canto dos pássaros, o murmúrio das águas, o calor do sol, a sombra das árvores, a brisa afagante, a beleza das flores, a dança borboletas, tudo evoca e celebra o mistério da vida que a Páscoa de Cristo resgatou. É a natureza em festa, sob o olhar

contemplativo do ser humano, celebrando o Senhor dos dias que deu novo brilho e sentido a tudo. Por isso, faz sentido neste dia entrarmos em comunhão também com a natureza criada e re-criada no primeiro de todos os dias e, ao mesmo tempo, ouvir sua voz suplicante: Deixem-me viver, não me destruam, para poder celebrar sempre, com vocês, a nossa vitória, a vitória da Vida sobre a morte, que o domingo tão bem representa!

Perguntas para a reflexão pessoal e em grupos:
1.  Porque será que este dia se tornou o dia semanal da grande festa dos cristãos?    
<><> <><>

2. O que os cristãos sentiram, e sentem, quando chega este dia tão importante da semana?
3.  O que os cristãos fazem quando chega este dia? Como eles festejam este dia? Cite pelo menos três motivos fortes que levam os cristãos a celebrar o domingo!
4 .Por que será que, neste dia, a gente faz questão de levar os acontecimentos concretos da vida para a celebração da comunidade? O que tem a ver a celebração do domingo com estes acontecimentos?
 
<><> <><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.