Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Santos, não o adoramos...

A paz!
(Pe. Zezinho)
Anos atrás, quando o Dédo, garoto de nove anos me perguntou porque nossa Igreja fala tanto com os santos, perguntei-lhe quais os seus heróis preferidos e porque eles e não outros. Falou-me de Batman, Tartarugas Ninja, He-Man, Transformers e outros nomes que eu nem sabia que existiam na televisão. De cada um destacou algum valor que o fazia admirar aquele desenho. Ele sabia que era só fantasia. Tinha passado da idade em que as crianças pensam que Superman existe. Era só umas histórias gostosas de imaginar. O menino entendia de sinais e simbolismos, mais do que muitos adultos religiosos que confundem a imagem com o santo ou o dízimo com a garantia de mais graças.

Falei-lhe dos santos católicos dizendo que são heróis da fé. A Igreja tem milhares deles, são velhos, jovens, casais, sacerdotes, reis, rainhas, ex. prostitutas, escritores, pensadores, monges, bispos, comerciantes; gente boa que em vida amou muito e seguiu Jesus. A Igreja mandou fazer imagens deles, publicou livros, dedicou templos a eles porque queria que não fossem esquecidos.

Assim, sabemos que por volta do século XIII, houve um rapaz chamado Francisco e uma moça chamada Clara que com seus companheiros se apaixonaram por Jesus e criaram um jeito radical mas simples de viver. Redescobriram a pobreza e a simplicidade como virtudes. A Igreja quer que nos lembremos deles. É assim com milhares de pensadores, trabalhadores, políticos, religiosos. Ela os quer lembrados.

Santo é alguém cuja vida deu certo. Provou que é possível seguir Jesus e viver como Jesus queria. Alguns convertidos se consideram santos e salvos já na terra. Eles, os verdadeiros santos e salvos já no céu, eram pessoas boas e felizes e cumpriram seus deveres. Sabiam conviver e viver. Viveram na graça, na pureza e na caridade.

Nós não os adoramos. O católico que faz isso está errado. Santo é um ser humano que se salvou e agora vive no céu, com Jesus, mas precisa pedir. Nenhum santo pode fazer nada por nós se Jesus não o quiser. Acontece que, assim como na terra nós intercedemos pelos nossos familiares, eles no céu intercedem por nós seus devotos. No céu se ora. Muito mais e melhor do que aqui. Então por que não ter os salvos e já no céu como nossos intercessores?


www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.