Formação litúrgica Permanente, caminho para a participação plena.
Idealizado e coordenado pelo Diac. Carlos Ericeira em parceria com o IESMA
Um sonho que a cada dia e passo vai dentro de sua realidade ganhando forma e perfeição, mas, como esta história começou?Me permitam um breve histórico, não para a vanglória pessoal, mas para percebemos o processo e a ação divina que nos utiliza como instrumentos. Iniciei minha formação litúrgica no Nordestão de Liturgia que neste tempo era realizado em Canindé - CE, foram três anos intensos (2002-04) e modificaram a minha caminhada, despertando em mim um amor e uma sede insaciável pela liturgia, ao retornar para a minha paróquia (São Cristóvão - São Luis/MA) senti a necessidade de partilhar o conhecimento e fui aos poucos organizando e estruturando cursos com diversos temas até o momento em que pensei em uma formação continuada, gradual e permanente (é claro que esta ideia já existia, mas aqui me refiro a minha paróquia onde a carência de iniciação e formação era grande), Na ação da partilha (assessorias formativas) percebi a obrigação de buscar cada vez mais instrução e sabedoria, assim comecei a participar de formações fora (São Paulo - Rio - Goiânia, etc).
Nos anos de 2005 a 2010 foram inúmeras assessorias desenvolvidas na forania e paróquia São Cristóvão, com essa experiência resolvi apresentar um projeto de formação na área de liturgia para público da Arquidiocese de São Luis (MA) e então procurei o apoio do IESMA - Instituto de Ensinos Superiores, que prontamente se colocou a disposição para dar o suporte. Com este apoio iniciamos em 2014 um curso de formação litúrgica na entidade, a estrutura da formação foi pensada e planejada a partir da estrutura do documento conciliar Sacrosanctum Concilium (SC) em sistema modular (16 módulos) 160 horas aula, encontros de 15 em 15dias, nos sábados de 8 as 12h para um período de fevereiro a dezembro. Naquele ano a turma começou com 96 pessoas e concluiu com 84.
Iniciamos duas turmas, uma de de 1ª etapa (nos moldes anteriores) com 25 participantes e uma turma de 2ª etapa (36 participantes) com um encontro mensal para o período de Janeiro a dezembro.
Esta é a trajetória, o seguimento o caminho que ao longo da estrada vai se aperfeiçoando e nos transformando para conduzir a todos para uma mais plena participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.