Estamos nos preparando para iniciar mais uma turma do curso de liturgia que é realizado em parceria com o IESMA (instituto de Ensino Superior do Maranhão)
Iniciamos em 2014 a 1ª turma com 84 participantes (concluíram 76). No ano passado (2015) iniciamos a 2ª turma com 110 e concluímos com 86. Agora as inscrições estão
abertas para formar uma nova turma que seguirá uma trajetória de 10 meses de estudo, vivências e celebrações baseadas nos documentos da Igreja, aos moldes da renovação Conciliar proposta pela Sacrossanto Concilium.
Coordenar este projeto me proporciona uma grande felicidade, principalmente ao perceber o grande interesse do povo (Igreja), também constatado pelo expressiva dedicação dos cursistas em cada tema e assunto desenvolvido nas diversas fases desta formação. Assim como na 1ª e 2ª turma acreditamos que a perseverança e os frutos serão acima da média, pois, tratamos de desenvolver em nossa metodologia (VER - JULGAR e AGIR) um relacionamento que vai além do fornecimento de conteúdos teóricos, trabalhamos o desenvolvimento da pessoa no todo.
A SC fala de participação plena, ativa e consciente e por (para) isso buscamos em tudo que é fornecido nos encontros, desenvolver nos cursistas a consciência de que ele precisa estar na ação litúrgica por completo (total), como corpo e não como um membro desfacelado (mutilado).
A maior preocupação e também o grande desafio é formar os cursistas não para a ordem do fazer e sim para a ordem do ser, pois, muitos buscam o conhecimento na área de liturgia para se tornarem meros tarefeiros e o que nós desejamos é que se tornem conscientes, estando e vivendo sua fé e ação celebrativa de corpo, alma e coração.
Em 2016 pela graça de Deus estamos desenvolvendo várias formações litúrgicas na Arquidiocese de São Luis (MA), além do IESMA que terá a turma de 1ª etapa e também para os que concluíram nos anos de 2014/15 a abertura de uma turma de 2ª etapa (aprofundamento) novamente estaremos assessorando cursos nas paróquias e na livraria PAULUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.