Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Curso de Liturgia, extensão universitária

                           CONCLUÍMOS AS ATIVIDADES DA 1ª TURMA DO CURSO DE LITURGIA EM PARCERIA COM O IESMA

Foi com grande alegria que concluímos a primeira fase (turma) do curso de liturgia ministrado no Instituto de Ensino Superiores do Maranhão - IESMA, iniciamos este projeto em fevereiro de 2014 e 97 pessoas se inscreveram para participar desta capacitação que teve a duração de fevereiro a dezembro (2014). Durante este período foi contemplado 16 temas
 que foram escolhidos em correspondência com os 7 capítulos da Sacrosanctum Concilium (SC). O desenvolvimento dos módulos foram presenciais com encontros que se realizaram em intervalos de 15 em 15 dias, sempre aos sábados no horário de 8 as 12 h, 

      Para a conclusão os 74 cursistas foram motivados a realizar uma Exposição Litúrgico Catequética com 08 temas (Celebração Eucarística, Celebração da Palavra, Ano Litúrgico, Canto Litúrgico, Símbolos na Liturgia, Oficio Divino das Comunidades, Formação Litúrgica e Sacrosanctum Concilum). Esta exposição foi realizada no dia 20 de dezembro, iniciada com um debate sobre o RICA (assessorado por Luiz Freitas, Magnólia e Glécio), seguido por abertura das salas de exposição e finalizado com a celebração eucarística que foi presidida pelo Pe. Abraão (diretor do IESMA).
            A conclusão desta turma representa também a realização de um sonho e particularmente como coordenador deste curso estou muito feliz com o resultado obtido e a beleza dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes, o caminho está aberto e movido pela experiencia vivida sinto que o desejo de aprofundar mais os conhecimento levará estes 74 agentes a tornarem-se multiplicadores de uma liturgia viva, frutuosa e plena. No ano de 2015 iremos desenvolver novas atividades, já estão abertas as inscrições para a nova turma que no período de fevereiro a dezembro de 2015 poderá experimentar os mesmos módulos oferecidos em 2014, já para os que concluíram estaremos oferecendo as oficinas litúrgicas que serão encontros com temas previamente escolhidos onde o cursista participará de um momento de vivencia ou laboratório do assunto a ser abordado.
       Os interessados podem solicitar maiores informações pelo blog, pelo e-mail liturgia@iesma.com.br ou diretamente no site do IESMA.
       Estaremos divulgando aqui em nossa página conteúdos formativos sobre a liturgia e claro maiores informações sobre as atividades formativa que desenvolvemos no exercício do ministério diaconal.   



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.