Um episodio ocorrido em minha vida me conduziu a esta meditação;
No dia 06/01/2013 após uma celebração que finalizou por volta das 18:00h ao perceber que o meu carro precisava ser abastecido me direcionei para um posto de gasolina na BR-135, no meio do caminho senti que a direção do veículo estava puxando para a direta, cheguei no posto abasteci e ao sair percebi que o motivo era um pneu furado, eram por volta das 18:40h e no local não havia borracharia, olhei em volta a grande avenida na penumbra os caros a passar e eu ali arrumado para cumprir o próximo compromisso (celebrar as 19:00h as bençãos matrimoniais de um jovem casal), porém, com o desafio de trocar o pneu sem sujar a roupa e com o tempo esgotado para não chegar atrasado na celebração. De repente avistei um sr. que passava e perguntei-lhe se não sabia onde haveria um borracharia próxima, Ele respondeu-me; A mais próxima fica alguns metros a frente, mas, esta fechada, eu vi um rapaz lá, talvez ele possa lhe ajudar. Conduzi lentamente o carro até o local e realmente encontrei o rapaz.Ele aproximou-se olhou e perguntou-me; - O sr. esta procurando uma borracharia?
Respondi - Sim! o pneu do carro furou e estou atrasado para a celebração de um casamento.
Ele perguntou - O sr. Tem macaco, chave e estepe?
Respondi - Sim!
Ele continuou - A borracharia está fechada, mas se o sr. tem o material eu troco o pneu.
Respondi - Muito obrigado!
Enquanto trocava continuamos a conversa.
Ele me perguntou - O Sr.é padre?
Respondi - não! eu sou diácono, sirvo na Igreja de São Cristóvão.
Ele - Quanto se paga para celebrar em memoria de uma pessoa?
Respondi - Nada,... mas é solicitado que você dê uma ajuda para manutenção da igreja no valor de R$5,00
Ele - mesmo se eu quiser uma celebração especial?.
Respondi - toda celebração é especial, se você quer fora do horário normal das celebrações da comunidade geralmente a ajuda terá um valor maior, mas, vá até secretaria paroquial e converse com a secretaria e ela lhe dará todas a informações, o nome dela é Madalena.
Ele - É... eu estou lhe perguntando, por que o meu Pai faleceu hoje, por isso a borracharia esta fechada, Eu só vim aqui para ir junto com minha irmã para o velório e depois vamos mandar celebrar o 7º dia.
Respondi - Meus sentimentos! Vá lá na secretaria e agende o dia, se não encontrar um padre, eu celebro com vocês.
Ele - tá pronto! (quando fui pagar ele não aceitou o pagamento e me disse que tinha sido providencia divina me encontrar, respondi você também)
No caminho para o local do casamento fui refletindo sobre o acontecido:
Deus nos criou, se manifestou em nossa humanidade e nos resgatou dondo-nos dignidade de filhos amados, escolhidos. Este rapaz me fez relembrar que neste mundo precisamos ser benção e graça na vida uns dos outros e o somos quando assim o queremos. Ele em meio a sua historia e realidade, que para o momento poderia ser um bom e louvável motivo para se fechar em si mesmo, mesmo assim não o impediu de olhar para o outro e se tornar benção e graça, o levando a praticar um ato de solidariedade tão insignificante se colocado diante a sua própria necessidade pessoal.
Ao dedicar um pouco do seu tempo para me ajudar este rapaz talvez sem se perceber, mostrou-me uma dignidade imensa e o grande valor das pequenas coisa, o quanto nosso mundo seria e poderá ser muito melhor quando aprendemos a ser benção e graça na vida uns dos outros, pequenos gestos, pequenas frase e pequenos atos de amor, gestam um mundo melhor, ambientes mais felizes e em paz e comprovadamente em tudo nos dá a certeza da manifestação de Deus no mundo e em nós.
Nada acontece por acaso e não passamos uns pelos outros por mera coincidência, sabendo disso o que temos feito dos nossos encontros, um momento de graça e benção ou um desperdício da oportunidade dada por Deus para a realização de seu plano de amor para nossa vida e vida dos outros.
Sejamos nós! (eu e você!)
Benção e graça de Deus para o mundo!
Cordialmente,
Diácono Carlos Ericeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.