Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

liturgia diaria


Leituras Relacionadas ao dia 23/01/2012 - CNBB



Verde. 2ª-feira da 3ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - 2Sm 5,1-7.10Tu apascentarás o meu povo Israel.

Leitura do Segundo Livro de Samuel 5,1-7.10

Naqueles dias:

1Todas as tribos de Israel vieram

encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe:

"Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne.

2Tempo atrás, quando Saul era nosso rei,

eras tu que dirigias os negócios de Israel.

E o Senhor te disse:

Tu apascentarás o meu povo Israel

e serás o seu chefe".

3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel

até ao rei em Hebron.

O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron,

na presença do Senhor,

e eles o ungiram rei de Israel.

4Davi tinha trinta anos quando começou a reinar,

e reinou quarenta anos:

5sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron,

e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo o Israel e Judá.

6Davi marchou então com seus homens para Jerusalém,

contra os jebuseus que habitavam aquela terra.

Estes disseram a Davi:

"Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos".

Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar lá.

7Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião,

que é a cidade de Davi.

10Davi ia crescendo em poder,

e o Senhor, Deus Todo-poderoso, estava com ele.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 88, 20. 21-22. 25-26 (R. 25a)R. Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.
20Outrora vós falastes em visões a vossos santos: +

"Coloquei uma coroa na cabeça de um herói *

e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.R.



21Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, *

e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado.

22Estará sempre com ele minha mão onipotente, *

e meu braço poderoso há de ser a sua força.R.



25Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, *

sua força e seu poder por meu nome crescerão.

26Eu farei que ele estenda sua mão por sobre os mares, *

e a sua mão direita estenderei por sobre os rios.R.


Evangelho - Mc 3,22-30Satanás será destruído.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,22-30

Naquele tempo:

22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém,

diziam que ele estava possuído por Beelzebu,

e que pelo príncipe dos demônios

ele expulsava os demônios.

23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas:

"Como é que Satanás pode expulsar a Satanás?

24Se um reino se divide contra si mesmo,

ele não poderá manter-se.

25Se uma família se divide contra si mesma,

ela não poderá manter-se.

26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide,

não poderá sobreviver, mas será destruído.

27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte

para roubar seus bens,

sem antes o amarrar.

Só depois poderá saquear sua casa.

28Em verdade vos digo:

tudo será perdoado aos homens,

tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito.

29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo,

nunca será perdoado,

mas será culpado de um pecado eterno."

30Jesus falou isso, porque diziam:

"Ele está possuído por um espírito mau."

Palavra da Salvação.

Reflexão - Mc 3, 22-30A inveja nos faz capazes de encontrar os motivos mais terríveis para condenar alguém que pratica o bem. Com Jesus não foi diferente.Os mestres da Lei viam tudo o que Jesus fazia e não podiam negar os fatos, mas quando deveriam aderir à proposta de Jesus, a inveja tomou conta dos seus corações. Como o poder de Jesus não podia ser contestado, resolveram contestar a origem de tal poder, afirmando que este não era a manifestação de uma realidade divina, e sim diabólica, atribuindo a Jesus o que de fato era a origem dos seus próprios pensamentos, uma vez que negavam como divina a ação do próprio Espírito Santo, e isso sim, é algo diabólico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.