Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Papa: "Não esquecer o primeiro encontro, o primeiro amor"
O Santo Padre convidou a pensar na história dos encontros com Jesus, encontros de mudança de vida
 O Papa Francisco convidou a pedir a "graça de memória" para lembrar sempre o dia em que nos encontramos pela primeira vez com Jesus, dia que Ele jamais se esquece. Foi o que destacou o Santo Padre em sua homilia na Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta (24/04).
A maneira que Jesus escolhe para mudar a vida dos outros é o encontro, disse o Papa. Como aquele com Paulo de Tarso, perseguidor dos cristãos que quando chegou a Damasco já era um Apóstolo. Assim, Francisco se deteve no conhecido episódio da liturgia de hoje e citou os encontros contidos nas narrações do Evangelho.
O Papa falou do "primeiro encontro" com Jesus que "muda a vida" de quem O encontra. João e André que passam toda a noite com o Mestre, Simão, que se torna a ‘pedra’ da nova comunidade, a Samaritana, o leproso que volta para agradecer por ter sido curado, a mulher doente que se recupera depois de tocar a túnica de Cristo. Foram encontros decisivos, assegurou Francisco, que devem levar um cristão a nunca se esquecer do primeiro contato com Jesus.
“Ele nunca se esquece, mas nós nos esquecemos do encontro com Jesus. Seria um bom dever de casa pensar: Quando senti realmente a necessidade de ter o Senhor perto de mim? Quando notei que tinha que mudar de vida, ser melhor, ou perdoar uma pessoa? Quando ouvi o Senhor me pedir alguma coisa? Quando encontrei o Senhor?”. “A nossa fé é um encontro com Jesus. Este é o fundamento da fé: encontrei Jesus como Saulo hoje”, afirmou o Papa.
E convidou a questionarmo-nos sinceramente: "Quando me disse algo que mudou a minha vida ou me convidou para dar um passo à frente, na minha vida?"
O Papa sublinhou que esta é uma bela oração e aconselhou a reza-la todos os dias. "E quando lembrar, alegre-se, é uma recordação de amor. Outra sugestão bonita seria ler o Evangelho e ver como Jesus se encontrava com as pessoas, como escolheu os Apóstolos, como tantos encontros com Jesus. Talvez um deles seja como o meu. Cada um tem o seu próprio", acrescentou o Santo Padre.
Ao concluir sua homilia, Francisco pediu para não esquecer que Cristo vê o relacionamento conosco, como uma predileção, uma relação de amor ‘face a face’. E assim terminou: "Rezar e pedir a graça de memória. Quando, Senhor, tivemos o primeiro encontro, quando foi o primeiro amor? Para não ouvir a repreensão que o Senhor fez no Apocalipse: Tenho isso contra você, que se esqueceu do primeiro amor".
FONTE: Zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.