Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Celebração da palavra - 16º domingo do Tempo Comum

CELEBRAÇÃO DO 16º DOMINGO
TEMPO COMUM
(21/ 07/ 13)

I. RITOS INICIAS
Refrão orante:
(Taizé)
Onde reina amor, fraterno amor !
Onde reina amor, Deus aí está!

Anim: Nesta Celebração da Palavra, vamos descobrir a diversidade de dons, hoje representados por Marta e Maria. Dons que são próprios para a ação e dons que são necessários para a escuta. Ambos são necessários para a construção do Reino. Por isso, não basta ficar apenas ouvindo e não basta ficar apenas agindo, temos que saber complementar os dois. Que possamos ouvir e trabalhar, contemplar e agir, e levar a todos a revelação de Deus.

Canto de Abertura
(Hino do XV CEN- Florianópolis-2006)
Ref: Vinde e vede, vinde!
Ele está no meio de nós !
Ele está no meio de nós!

1.Como a André e a João, que perguntaram:
Onde moras, Senhor, onde é que estás?
Recebemos da Igreja esta resposta:
Ele mora entre nós e tem a Paz!

2.Ele o Filho, ä Palavra se fez carne”
E assumiu nossa humana condição:
Nossa vida vivei e nossas lutas
E, agora, entre nós, se dão no pão!

3.“Tomai todos, comei, isto é o meu corpo,
É meu sangue, tomai, todos bebei”
Como eu fiz, aprendei: O amor se entrega
Vossa vida entregai, se o pão comeis!

4.Vive a Igreja da Santa Eucaristia,
Que é a fonte e meta da missão:
Fonte de onde ela haure sua força
E culminância da evangelização.

Antífona de Entrada
É Deus quem me ajuda,
é o Senhor quem defende a minha vida.
Senhor, de todo coração hei de vos oferecer o sacrifício,
e dar graças ao vosso nome, porque sois bom.

Saudação do Presidente
(Alegre e festiva)
  
Ato Penitencial
Presid: Por nos deixar envolver em muitos trabalhos, impedindo-nos de escolher a melhor parte, peçamos perdão.
(Momento de silêncio)

Anim: Senhor, que irá julgar nossas ações e obras, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Anim: Cristo, que sois nossa luz, nosso guia, tende piedade de nós.
Todos: Cristo, tende piedade de nós.

Anim: Senhor,  que sois o amor que a tudo transforma, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Presid: Senhor, que és um Pai justo e misericordioso, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém

Hino do Glória
(Repartido entre lado 1 e lado 2)
Presid: Glória a Deus nas alturas,
1- e paz na terra aos homens por Ele amados.
2- Senhor, Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso.
1- nós vos louvamos,
2- nós vos bendizemos,
1- nós vos adoramos,
2- nós vos glorificamos,
1- nós vos damos graças por vossa imensa glória.
2- Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.
1- Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.
2- Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
1- Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.
2- Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
1- Só vós sois o Santo,
2- só vós o Senhor.
1- só vós o Altíssimo, Jesus Cristo,
2- com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.
T- Amém.

Oração do dia
Anim: Rezemos ao Senhor para que possamos aprender com Ele o acolhimento e o serviço.

Presid: Ó Deus, que em Jesus viestes até nós, dai-nos um coração de discípulos, para ouvir vosso Filho. Fazei-nos capazes de acolher e servir a Cristo em nossos irmãos e irmãs. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém

II. LITURGIA DA PALAVRA
Anim: Quem tem muito o que fazer, tem muito a lucrar se puser calor humano e  contemplação no que faz.

Canto
Guarda a Palavra, guarda-a no coração:
Que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos!
Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus:
Se guardares a Palavra, ela te guardará!...

1ª Leitura: Gn 18, 1-10a

Salmo Responsorial: Sl 14
Senhor, quem morará em vossa casa?

2ª Leitura: Cl 1, 24-28

Aclamação ao Evangelho
Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Felizes os que observam a palavra do Senhor,
de reto coração, e que produzem muitos frutos,
até o fim perseverantes!

Evangelho: Lc 10, 38-42

Homilia

Profissão de fé
Credo Niceno-constantinopolitano
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, 
criador do céu e da terra, 
de todas as coisas visíveis e invisíveis
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, 
Filho Unigênito de Deus, 
nascido do Pai antes de todos os séculos: 
Deus de Deus
luz da luz, 
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, 
gerado não criado, 
consubstancial ao Pai. 
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens,e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as escrituras;
e subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai e do Filho;
e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja
Uma, santa, católica e apostólica.
Professo um só batismo
para remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos;
e a vida do mundo que há de vir.
Amém.

Oração da Assembléia
Presid: Nossa alegria é grande porque o Senhor nos visita e se encontra conosco. Por isso fazemos nossos pedidos na certeza de sermos atendidos.

1. Ó Pai, que toda a Igreja, à luz de tua Palavra possa cada vez mais animar e congregar os fiéis. Peçamos:

Todos: Ó Pai, ouvi-nos!

2. Ó Pai, que os governantes não fiquem só nas palavras e promessas, mas saibam agir beneficiando os mais necessitados. Peçamos:

3. Ó Pai, que todo o clero conduza tua Igreja com fé e coragem diante de tantos desafios que o mundo oferece. Peçamos:

4. Ó Pai, que nossa comunidade não se acomode em só ouvir, mas que tenha a força de realizar sua missão neste mundo. Peçamos:

5. Ó Pai, fortaleça cada vez mais os jovens nesta Jornada Mundial da Juventude, que confiados a Vós, estejam abertos ao amor e ao serviço da evangelização. Peçamos:

(Outras intenções)

Presid: Obrigado, Senhor Jesus, por abrir nossos olhos e nos fazer ver que o trabalho é importante, mas que não pode dominar nossas vidas. Atendei as preces que vos apresentamos e, em vossa bondade, ajudai-nos a busca a “melhor parte” e não permitir que ela nos seja tirada.
Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém

Abraço da paz
Presid: (Motiva o abraço da paz na alegria do acolhimento e do serviço.)

III. AÇÃO DE GRAÇAS
Coleta Fraterna
Anim: Queremos ofertar as realizações da nossa comunidade, os gestos de partilha e de solidariedade.

Canto
1. Um coração para amar,
Pra perdoar e sentir,
Para chorar e sorrir,
Ao me criar tu me deste.
Um coração pra sonhar,
Inquieto e sempre a bater,
Ansioso por entender
As coisas que tu disseste.

Refrão:
Eis o que eu venho te dar,
Eis o que eu ponho no altar.
Toma, Senhor, que ele é teu,
Meu coração não é meu.

2. Quero que o meu coração
Seja tão cheio de paz
Que não se sinta capaz
De sentir ódio ou rancor.
Quero que a minha oração
Possa me amadurecer,
Leve-me a compreender
As conseqüências do amor.

Da Palavra a Refeição

Presid: Vamos dar graças a Deus e repartir entre nós o pão consagrado, memória viva no Corpo do Senhor. Que esta comunhão firme nossa amizade com ele e nos dê a graça de renunciar a tudo que nos impede de abraçar com mais generosidade o caminho da cruz.
(entra o pão consagrado)

Oração de Ação de Graças

Presid: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!
Presid: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
Todos: É nosso dever e nossa salvação!
Presd: Nós demos graças, ó Deus da vida, porque neste dia nos acolhes na comunhão do teu amor e renovas nossos corações com a alegria da ressurreição de Jesus. Em ti vivemos, nós nos movemos e somos. Recebemos a cada dia as provas do teu amor de mãe e desde já a promessa da imortalidade.
Todos: Glória a ti, Senhor, graças e louvor.
Presid:  A criação inteira te bendiz pela ressurreição de Jesus, que renova todas as coisas. Nele, renova-se a esperança de que a morte será vencida e de que o teu reino vai chegar em nossa terra.
Todos: Glória a ti, Senhor, graças e louvor.
Presid: Por este sinal do corpo do teu Filho, expressemos nosso desejo de corresponder com mais fidelidade à missão que nos deste e invocamos sobre nós o teu Espírito. Apressa o tempo da vinda do teu reino, e recebe o louvor de todo o universo e de todas as pessoas que te buscam.
Todos: Glória a Ti, Senhor, graças e louvor. 

Canto de Louvação

Eu vou cantar um Bendito,
Um canto novo, um louvor.

1. Ao Pai, Criador do universo
Por Cristo, Verbo de Amor!

2. Ao Deus que fez o que diz,
E o mundo inteiro criou.

3. Por sua santa Palavra,
Mulher e homem plasmou.

4. Por seus profetas falando,
Se povo, sempre, alertou.

5. Por santas mãos escrevendo.
Dois Testamentos deixou.

6. A Boa Nova é o Verbo
Que entre nós acampou!

7. Das Escrituras bebendo,
Contente o povo em louvor.

Presid: Toda nossa louvação chegue a ti em nome de Jesus. Por quem rezamos com as palavras que Ele nos ensinou: Pai nosso que estais....
Presid: Deus nos quer de bem com ele, com os outros, conosco, com a vida, e nos alimenta de esperança mesmo no meio das dificuldades. Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.
Todos: Senhor eu não sou digno(a)....

IV. RITO DA COMUNHÃO 
Pai nosso

Fração do pão

Comunhão
Anim: Jesus é o exemplo do acolhimento: acolheu-nos em sua Palavra e agora nos acolhe dando seu próprio Corpo e Sangue. Vamos recebê-Lo com carinho e respeito.

Canto
1. Por esta paz que a juventude tanto quer
Pela alegria que as crianças têm à mão
Eu rendo graças ao meu Pai que se compraz
E assim me pede para abrir meu coração

Refrão:
Tomai, comei! Tomai, bebei,
Meu corpo e meu sangue que vos dou.
O pão da vida sou eu mesmo em refeição
Pai de bondade, Deus de amor
E do universo sustentai os que se doam
Por um mundo irmão

2. Pelos que firmam na justiça os próprios pés
Pelo suor dos que mais lutam pelo pão
Eu rendo graças ao meu Pai, o Deus fiel
Que assim me pede para abrir meu coração

3. Pelos que sabem enxergar um pouco além
E assim repartem a esperança com razão
Eu rendo graças ao meu Pai que tudo vê
E assim me pede para abrir meu coração

4. Pelos que choram mas não perdem sua fé
Pelos humildes que praticam o perdão
Eu rendo graças ao meu Pai que os vem nutrir
E assim me pede para abrir meu coração

Momento de interiorização
(Silêncio)

Oração depois da comunhão
Presid.: Ó Deus, pelos vossos sacramentos vós viestes até nós. Ficais conosco sempre, e nós ficaremos convosco. Assim seremos o reino que Jesus tanto anunciou: mulheres e homens vivendo a vida nova e feliz, que veio do céu à terra e leva da terra ao céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém

V. RITOS FINAIS
Avisos

Pedido de Bênção Final
Presid: Que o Senhor nos abençoe e nos torne hospitaleiros, pois só assim faremos parte da caridade cristã vivida com alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém

Presid: (despede a todos)

Canto Final
1- Senhora de todos os caminhos,
Senhora da esperança.
Estrela que é luz pra caminhada!
Vem mostrar-nos, ó Mãe, a estrada!

Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe,
caminhaste rumo ao teu Senhor!
Vem olhar nosso caminho
pra que ninguém ande sozinho.

2- Maria, modelo dos chamados,
queremos dizer o SIM!
Contigo plantar o Reino novo.
Ó Maria, caminha com teu povo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.