Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

domingo, 10 de junho de 2012

Corpo e unidade


 
Carlos Ericeira
Comenta-se  que é crescente no meio das comunidades cristãs  as divisões, o desanimo, a falta de participação, a superficialidade e  o imediatismo.  È um tanto contraditório, resaltar estes males que crescem como joio no meio do trigo para aqueles que recentemente celebraram Pentecostes e que pela força do Espírito deveriam projetar-se no sentido da unidade, coragem, comprometimento, compromisso e  missão. Constata-se então que algo não está certo e nos instiga a agir, porém, o grande desafio após identificar tais males é  como arrancar as ervas daninhas sem que junto a ela se arranque a erva boa. O catecismo da Igreja católica, ressalta que “os Crentes que respondem à Palavra de Deus se tornam membros do corpo de Cristo... (CAT 796) Na Liturgia nos alimentamos pelas mesas da palavra e da eucaristia (alimentar-se, responder e se tornar corpo) é o ponto diferencial daquele que aderiram a proposta de Cristo e obviamente  será também uma ou a resposta ao apelo que as circunstâncias atuais nos interpelam. Ainda  no mesmo item do CAT encontraremos “A unidade do corpo não acaba com a diversidade dos membros “na edificação do corpo de Cristo, há diversidade de membros e de funções. Um só é o Espírito que distribui os dons variados para o bem da Igreja segundo suas riquezas e as necessidades dos ministérios”
O que precisamos amados irmãos é retomar e reforçar os fundamentos que nos fazem um só corpo em Cristo Jesus e assumirmos  nossa vocação e missão de Cristão, outro aspecto que fica claro é que unidade, compromisso, missão não está associado com igualitário, idêntico sem criatividade, mas sim com unidade na diversidade, grande dom da Igreja. Só assim veremos não o joio ser arrancado, mas, sim se tornar trigo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.