Por: Diac. Carlos Magno Ericeira
Muito embora o assunto que iremos abordar já seja de conhecimento da maioria, é conveniente retratá-lo para que se possa chegar aquela tão sonhada ação frutífera almejada pela liturgia, pois a “Liturgia é uma ação sagrada, através da qual, com ritos, na Igreja e pela Igreja, se exerce e prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem por objetivos a santificação dos homens e a glorificação de Deus.” (SC 7).
O Rito romano é o rito mais difundido em todo o mundo católico, e geralmente mais conhecido, embora, existam vários outros ritos reconhecidos. A Missa (como costumamos intitular a celebração Eucarística) tem dois grandes momentos, a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística, precedidas por Ritos iniciais e seguidas pelos Ritos Finais; é regido pelo missal romano promulgado em 1970 e revisto em 1975 e 2002, fruto da reforma litúrgica do Concílio Ecumênico Vaticano II este livro na parte denominada Introdução Geral do Missal Romano (IGMR) traz as explicações e indicações (regras) para cada um dos momentos da celebração.
banner de divulgação da loja virtual do cmliturgo |
Monição
Procissão e Canto de Entrada
Beijo do altar
Incensação do altar
Saudação e Acolhida
Ato Penitencial - Senhor tende piedade (Kyrie Eleison)
Hino de Louvor (somente aos domingos, festas e solenidades, exceto na Quaresma e no Advento)
Oração do dia (Oração coleta)
Formada a assembleia que vai participar da missa, o presidente da celebração (um presbítero ou um bispo) dirige-se para o presbitério com os outros ministros e acólitos. Saúda o altar com a vénia, inicia com o Sinal da Cruz, segue-se o ato penitencial (na forma de confissão ou tríplice invocação a Cristo, Kyrie), em que todos os participantes pedem a Deus o perdão por seus pecados, para melhor celebrarem a Eucaristia.
Nos Domingos (exceto no Advento e na Quaresma) ,solenidades e festas, reza-se ou canta-se o Hino de Louvor (Glória a Deus nas Alturas). Por fim, o presidente convida todos à oração dizendo Oremos e diz a oração coleta pela qual apresenta a Deus todas as intenções do povo celebrante, e concluindo assim os ritos Iniciais.
No próximo artigo iremos comentar sobre a liturgia da Palavra.
No próximo artigo iremos comentar sobre a liturgia da Palavra.
(artigo publicado no Jornal do Maranhão Ano XLVII - Nº82 - agosto 2016 / arquidiocese de São Luis (MA)